10 relógios inspirados na série Mad Men

mad-men-corpo-blogue

Aclamada pela crítica especializada por sua autenticidade histórica e estilo visual, e vencedora de múltiplos prêmios, a série mostra Nova York nos anos 1960. O protagonista Don Draper enfrenta dificuldades para permanecer no topo do mundo de grande pressão das agências de publicidade na Madison Avenue. Em torno dele estão sua família, os demais sócios e os funcionários da agência. A rotina de Don, suas relações pessoais e profissionais acabam mostrando as mudanças sociais e morais dos Estados Unidos na década de 1960.
mad-men-corpo-blogue

Mad Men é estrelada pelo ator Jon Hamm, vencedor do Emmy de Melhor Ator (série dramática) em 2015 pela atração. Na história, ele dá vida ao icônico personagem Don Draper – diretor de criação da Sterling Cooper, uma das agências de publicidade mais famosas em Nova Iorque, na década de 1960. Sim, estamos falando de uma série de época. E é justamente por isso que ela vale sua atenção.

Logo no primeiro episódio, já vimos que a série tem como foco o dia dia da agência de publicidade naquele período. E o grande problema que dá o ponta pé inicial para a trama é: Draper precisa criar uma campanha publicitária para os cigarros Lucky Strike, em um momento em que o governo está investido pesado em campanhas antitabagismo. Então, ele se vê no dilema: como convencer um consumidor a comprar a marca Lucky Strike, um cigarro que é mais caro, em um momento que autoridades começam uma tentativa de convencer as pessoas a não fumarem de maneira alguma.

mad-men-elenco-1024x490

Assim, vemos que os artifícios usados por eles tornam-se geniais. É, a cada sacada, principalmente conduzida por Draper, que vemos que a série tem uma reviravolta emocionante para entregar, aos clientes que contratam a Sterling Cooper bem como os espectadores que acompanham Mad Men.

Além disso, a ambientação, mostrada a cada episódio, é deslumbrante. É como que, de certa forma fôssemos transportados para aquela época, durante 45 minutos. Vale ressaltar também que Mad Men toca em assuntos interessantes e necessários, a partir da cultura e da sociedade norte-americana nos anos 1960. Entre os tópicos mais explorados estão o tabagismo, alcoolismo, sexismo, feminismo, adultério, homofobia, racismo e antissemitismo.

Com um retrato tão profundo de uma época que marcou o mundo em diversos contextos diferentes, seria de se imaginar que muitos relógios imponentes, alguns ícones de um tempo, passariam pela série. Nesse post, pretendo falar de alguns desses relógios e no final elencar dez modelos aqui da Crios que poderiam ter aparecido na série, e mais, que fazem uma certa ponte atemporal com o “clima” de Mad Men.

donalddraper1

O relógio do protagonista, Don Draper

Aluguel

A equipe por trás do premiado figurino de Mad Men foi composta por 3 figuras altamente respeitadas no departamento de “bastidores” no negócio de TV e cinema: os mestres de adereços Scott Buckwald e Ellen Freund uniram forças com a figurinista vencedora do prêmio Emmy Janie Bryant para criar um filme. atmosfera perfeita dos anos 1960 por meio de suas escolhas de design para roupas, obras de arte e, mais importante para este artigo, relógios. Essa equipe trabalhou incansavelmente para selecionar cuidadosamente os relógios apresentados no show para que eles estivessem com a “data correta” possível.

Muitos dos relógios apresentados no programa de TV de sucesso foram, na verdade, “alugados” de Derek Dier da WatchesToBuy, um especialista em relógios antigos que, de acordo com seu site, “ comprou e vendeu relógios antigos por mais de 35 anos, fornecendo-os a colecionadores e para a indústria de TV e Cinema ”.

Como observação lateral, se há uma coisa que você deve saber sobre mim é que sou um fanático pela estética dos anos 1950 e 1960, de anúncios a pôsteres, filmes, estilo e moda e, claro, relógios. Então, se você também gosta disso, “Mad Men” é uma série que você definitivamente deveria conferir.

De qualquer forma, sem mais delongas, vamos mergulhar nos relógios nos pulsos dos personagens dos célebres “Mad Men” da AMC.

Don Draper – uma progressão ao longo das estações

Temporada 1

O primeiro relógio da nossa lista é uma versão “Smoking” do Memovox da Jaeger-LeCoultre . Esta configuração “Smoking” apresenta um mostrador branco com um anel externo preto, alojado em uma caixa de aço.

O Memovox era voltado principalmente para viajantes frequentes, portanto, sem surpresa, foi um sucesso entre os homens de negócios dos anos 60, que estavam sempre em movimento; ele agia como uma espécie de assistente pessoal com seu recurso de alarme mecânico. Complementa perfeitamente a atitude inquieta de Don Draper na primeira temporada enquanto somos jogados direto na agitação da cidade de Nova York dos anos 1960.

O Master Memovox foi descontinuado no final da década, mas a versão “Tribute to Deep Sea” foi reintroduzida em 2012. Dê uma olhada nos dois para ver suas diferenças!

Temporada 2

O Master Memovox não foi o único JLC a aparecer no pulso de Don Draper: na segunda temporada, o protagonista atualiza (ou rebaixa: desgustibus) para um belo Reverso Classique em ouro amarelo em uma pulseira de couro marrom.
Embora tenha sido introduzido em 1931 como um relógio para jogadores de Pólo (para proteger o vidro, pode-se virar o rosto para exibir a parte traseira da caixa), logo após seu lançamento tornou-se mundialmente querido.
A esposa de Don – Elizabeth “Betty” Draper – usa a caixa reversível em todo o seu potencial e consegue gravá-la nesta temporada.

Temporada 4

Na quarta temporada, Don Draper está trabalhando em uma conta de publicidade com a Rolex, então uma mudança de guarda-roupa era natural. O Diretor de Criação da agência de publicidade optou pelo Rolex Explorer I, de forma inequívoca, com seus números arábicos 3-6-9 em um mostrador preto brilhante e a pulseira de ostra.

Esta parecia uma escolha lógica, já que o Explorer apresenta uma moldura lisa e um case mais fino, tornando-o adequado para o local de trabalho, enquanto um Sub se destacaria como um polegar dolorido naquele ambiente.

5ª temporada

Tendo já coberto Rolex e Jaeger-LeCoultre, os prop-masters precisavam de um novo relógio de luxo para o protagonista da série. O relógio escolhido foi um Omega Seamaster DeVille ref. 166.020 datando de 1966. Não por coincidência, é quando a 5ª temporada acontece.

Esta escolha provavelmente foi feita devido ao fato de que o Omega já era incrivelmente popular nos Estados Unidos durante os anos 1950 e 60 com o lançamento de sua linha Seamaster; relógios direcionados a quem gosta de mergulho e vela. A linha DeVille era o relógio mais “elegante” desta coleção: muito mais refinado e elegante do que os Seamasters regulares de mostrador branco.

Embora o Reverso e o Explorer sejam, sem dúvida, relógios mais icônicos aos olhos do público, na minha opinião, o DeVille é o relógio que é sinônimo de “Mad Men”, não apenas porque eu tenho uma queda por Omega Seamasters vintage, mas Draper usa isso desde o início da 5ª temporada até o final da série na 7ª temporada. É o relógio que acompanha Don durante o desenvolvimento do personagem mais significativo do programa.

Não foi apenas significativo para a série, mas também para Jon Hamm; o ator que interpreta Don. Ele pode ser visto usando exatamente esse relógio na capa da revista Rolling Stone em abril de 2013.


Roger Sterling

O Silver Fox que é Roger Sterling (colega e “amigo” de Don) é um homem incrivelmente bem vestido e elegante.

Uma escolha significativa de relógio vem nas temporadas 5 e 6, nas quais o elegante e suave ad-man veste um Tudor Oyster-Prince 1959 ref. 7967 – peça que apresenta o primeiro movimento automático da Rolex.

Derek Dier apelidou esta configuração particular de “Smoking” Oyster-Prince por causa de seu mostrador prateado e preto. Este é um mostrador mais conservador para o Roger Sterling mais velho, que, afinal de contas, é definitivamente o “irmão mais velho” de Draper.

Curiosidade – como Hamm com seu DeVille, o Tudor significava muito para John Slattery, o ator que interpretou Sterling: tanto que ele queria comprar um para si mesmo.


Megan Draper

A noiva de Don, Megan Draper, pode ser vista usando um relógio Jules Jürgensen de ouro branco 14k, Est.D 1740.

Esta peça com discagem elíptica apresenta uma moldura de diamante. Este relógio elegante parece perfeito no pulso de Megan Draper (Jessica Paré) enquanto ela vive a vida de jet-set dos anos 60.


Pete Campbell

Na 5ª temporada, o gerente de contas júnior Pete Campbell – interpretado por Vincent Kartheiser – opta por um Hamilton “Sputnik” incomum, com uma caixa vermelha, saliências queimadas e mostrador que lembra a decoração dos anos sessenta.

Dada a sua posição na empresa, uma peça mais acessível como esta Hamilton teria sido uma escolha adequada para seu personagem.


Ken Cosgrove

O Hamilton Electric (pode ser confundido com o Ventura, um item igualmente popular visto que foi usado por Elvis Presley) faz uma aparição no pulso do executivo de contas Ken Cosgrove (Aaron Staton) na 3ª temporada.

Este foi um presente de um cliente de quem ele cuidou muito bem. O Hamilton “Electric” foi introduzido pela primeira vez em 1957 e revolucionou o mundo dos relógios, pois era movido a bateria (mas não a quartzo!) Em vez de automático / mecânico.

Assim como o “Sputnik” de Pete Campbell, essa peça tem alguns talões incríveis – dê uma olhada!

Não queremos revelar nada, mas é realmente fascinante comparar os gostos / escolhas dos personagens em relógios com seu respectivo desenvolvimento pessoal ao longo das estações. Quando você olha um pouco mais de perto, as progressões horológicas fazem todo o sentido. Não é à toa que esse show ganhou tantos Emmys.

10 Relógios aqui da Crios que compartilham o Espírito estético de Mad Men

O processo de seleção se baseou no fato de que como se trata de uma série de época, pareceu-me uma decisão óbvia evitar os estilos muito esportivos e muito modernos. Concentrei-me nos estilos mais clássicos e formais, com uma exceção para o modelo Retro da San Martin que é uma homenagem ao clássico da Rolex, que aparece na série. Consegui achar até um relógio assimétrico que lembra o do personagem Ken Cosgrove. Há modelos de preço mais elevado e alguns surpreendentemente baratos nessa seleção, mas que ajudariam tremendamente a construir uma aura de Don Draper ao seu redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main Menu